,

Pages

NÃO PODE CHORAR? QUEM DISSE?


“Jesus então, ao vê-la chorando, e aos judeus que a acompanhavam, também chorando, estremeceu-se em espírito e se comoveu, e disse: Onde o puseram? Disseram-lhe: Senhor, vêm e vê. Jesus chorou”.(João 11:33 e 35)
Jesus, o nosso Senhor que hoje reina à destra do Pai e tem todo poder e glória, quando veio a esse mundo, veio em forma de homem. E como tal estava sujeito a todas as emoções que um homem podia sentir.

Quando se deparou com seu amigo morto, suas amigas tristes, chorando pela perda do irmão, Ele se comoveu e chorou. Atitude e reação completamente normais numa situação como aquela. Ele tinha o direito de chorar.
Mas em seguida, vemos em dois outros versículos que, assim como nós, Jesus também foi julgado ao mostrar sentimentos humanos.
“Disseram entao os judeus: Vede como o amava”.(João 11:36)
As pessoas que disseram isso enxergaram amor nas lágrimas do Senhor Jesus. Eram pessoas que tinham bons olhos, pensamentos puros e desprovidos de maus julgamentos. Eles o julgaram positivamente.
“E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?” (João 11:37)
Ah! Aqui estão os famosos julgadores! Aqueles que julgam com malícia, que nos vêem num momento de fragilidade e logo vêm com as perguntas: “ – Você não é de Deus, não?” Aqueles que te jogam na cara um: “ – Tá amarrado a fraqueza!”
Esse tipo de gente não entende a dor. Quando é nos outros, claro. Os judeus do versículo acima olharam para as lágrimas do Senhor Jesus e, ao invés de enxergarem amor, só conseguiram ver alguém que podia ter feito algo para evitar aquela desgraça, porém não fez. Aí eles julgaram com malícia e devem ter ficado com “a cara no chão” quando na sequência viram o morto ressuscitar.
Chorar nem sem pre é sinal de fraqueza e quem te julga fraco ao ver tuas lágrimas não passa de um julgador com maus olhos. É certo que chorar não resolve problemas e o se o Senhor Jesus ficasse o tempo todo chorando não teria ressuscitado a Lázaro.
Mas ainda assim Ele chorou. Fez isso num momento de sofrimento e de dor. Porque Jesus era 100% Deus e 100% humano quando esteve aqui. Esse é um dos mistérios que talvez jamais alcançaremos entender, mas que é absolutamente verdade. E se Ele pernitiu que suas lágrimas fossem reveladas na Bíblia é porque Ele sabe há momentos em que não podemos evita-las.
Jesus chorou por tristeza, chorou também quando entrou em Jerusalém… Nunca chorou para tentar comover os outros ao seu redor, nem porque estivesse deprimido ou desesperado. Por essas coisas não devemos chorar. Lágrimas não substituem AÇÃO NA FÉ!  Mas derramar lágrimas é algo natural, perfeitamente aceitável quando se está num momento de dor, seja física, emocional ou espiritual. Quando se sofre uma injustiça, uma decepção, uma perda… Ninguém é super-homem!
Não se pode viver e se deixar dominar pelos sentimentos. Mas chorar é simplesmente desabafar.
Se um dia vir alguém chorando, não saia logo julgando, achando que é fraca na fé. É apenas humana. Tente ajudar, compreenda, tenha compaixão! Se as lágrimas forem “de crocodilo” , deixe isso pro Justo Juiz julgar. Não estou dizendo pra que passe a mão na cabeça da pessoa, ou chore junto com ela. Simplesmente, compreenda. Eu sei que você chora também. É horrível quando se é julgado não é? Então…
E quando isso acontecer, quando for impossível segurar o chôro, lembre de uma coisa muito especial que vou te contar agora: Jesus está sentindo sua dor, Ele sabe o que é sofrer e te de deixou uma promessa:
”E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4)

Graças à Deus! Que Ele te abençoe,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...