,

Pages

CRISTÃO OU JUDEU?

No primeiro século havia um grupo chamado “Judaizantes” que lutava contra o ensino dos apóstolos. Ensinavam que a graça de Deus não é suficiente para a salvação. Segundo eles, era preciso cumprir os ritos da lei. Enfatizavam a necessidade da circuncisão, da guarda do sábado e da celebração das festas judaicas. Os crentes estavam abraçando os falsos ensinamentos e voltando às sombras do Antigo Testamento. Paulo não podia tolerar isso, e 
escreve uma carta chamando os irmãos da galácia de “insensatos” (Gálatas 3.1).


Assim como no primeiro século, há em nossos dias pessoas ensinando que ainda devemos celebrar certas festas judaicas como meio de nos aproximarmos de Deus. Estes celebram a festa dos tabernáculos, das primícias, etc, e dizem que tudo isso ainda é válido para a Igreja cristã de nossos dias. 
Mas, afinal, o que os apóstolos ensinaram sobre esse assunto? Será que ainda estamos obrigados a guardar os costumes judaicos?
Vamos analisar o texto do apóstolo Paulo:

Colossenses 2.16,17:

Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

De acordo com o apóstolo, a Igreja de Colossos não deve aceitar a imposição das leis de alimentos, festas, lua nova ou sábados, pois estas coisas eram sombras de Cristo. Assim, agora que Cristo já veio, não estamos obrigados a estas ordenanças, pois a cruz de Cristo as derrubou.

Na carta aos Colossenses, Paulo está combatendo uma heresia que misturava adoração de anjos e práticas ascéticas. Nessa mistura estava o elemento judaizante que tentava escravizar os crentes com festas e cerimônias judaicas, especialmente a circuncisão, a guarda do sétimo e as festas mensais e anuais. Nesse capítulo 2, o foco de Paulo está na parte judaica da heresia. Começando com verso 11, o apóstolo se concentra no fato que a circuncisão foi substituída pelo batismo, desse modo não é mais obrigatória. Em seguida afirma que a dívida que tínhamos com a Lei foi pregada na cruz com Cristo, por isso, quando cremos em Cristo ficamos livres da condenação da Lei. E por fim, Paulo faz uma aplicação falando sobre a questão das festas judaicas e do sábado nos versos 16 e 17:

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dedias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas que haviam de vir; mas o corpo é de Cristo.

É importante dizer que em todo o Antigo Testamento aparece uma construção literária que se repete em várias partes da Bíblia, e é a mesma que Paulo usa aqui em Colossenses. A construção é a seguinte: dias de festa, lua nova, sábados”. Essa fórmula serve para indicar os dias sagrados dos Judeus: anuais (Festas) mensais (Lua Nova) e semanais (sábados).Nesses versos 16-17, Paulo diz que a Cruz derrubou essa fórmula judaica e não estamos obrigados a observá-las. Cristo já veio e cumpriu o significado de tais ritos.

De acordo com Paulo, ninguém pode impor a observância dos ritos judaicos pela seguinte razão (v.17): porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”. Todas as cerimônias do Antigo Testamento, incluindo a festa dos tabernáculos, primícias e sábados, eram sombras e preanunciavam a pessoa e a obra de Cristo. “Comida, bebida, dia de festas, lua nova ou sábado, eram sombras, do Cristo que estava vindo desde o Antigo Testamento. A sombra dEle estava projetada lá, mas quando Ele chegou, eu não preciso mais da sombra, porque agora Ele está presente, e aqueles simbolismos não servem mais”.
A conclusão que se chega a partir desse primeiro texto é que, após a morte e ressurreição de Jesus, todas as festividades judaicas foram abolidas, pois cumpriram sua função temporária no anúncio da vinda do Messias. Assim, após a cruz as festas judaicas não são obrigatórias para o cristão.

Os cristãos não são judaizantes. Não celebram festas judaicas. Não celebram primícias, tabernáculos ou qualquer outra festa. Celebramos apenas a ceia do Senhor, “pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1 Co 5.7).  
Mas, infelizmente tem muita gente voltando às sombras. A ignorância do evangelho é assustadora.  


"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." - Romanos 10:4
"Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei."
1 Coríntios 15:56

"Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."
Gálatas 5:6

se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." - II Cor. 5:17
O cristianismo verdadeiro não é feito por símbolos nem por práticas antigas ou resgatadas de outras religiões.

Você precisa escolher se vai ser cristão ou judeu. Não dá pra ser os dois.
Sendo cristão, o evangelho e Cristo são a regra de fé, sendo judeu é a lei e Moisés.

Na Fé e Da Fé!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...